Simpósio de economistas discute “Desafios da Economia Brasileira” em Natal

Pela primeira vez na capital, evento reúne economistas de todo país

Natal-RN vai se transformar na Capital Brasileira dos Economistas a partir desta quarta-feira (31) até sábado, 3 de setembro, com a realização do XXV Simpósio Nacional dos Conselhos de Economia – SINCE, no Praiamar Natal Hotel & Convention para discutir os principais desafios da economia brasileira.

A palestra central aborda a “Previdência e Assistência Social como instrumento para a redução da desigualdade no Brasil”, assunto apresentado pelo economista Milko Matijascic, técnico em Planejamento e Pesquisa no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA); e discutido pelos economistas Roberto Piscitelli (UnB) e Rogério Nagamine Costanzi (IPEA).

O primeiro dia (31) do Simpósio, com início às 19h, será marcado pela solenidade de abertura, tendo presença dos presidentes Ricardo Valério, do Conselho Regional de Economia do Rio Grande do Norte (CORECON – RN); Júlio Miragaya, Conselho Federal de Economia (COFECON); Manuel Enriquez, da Ordem dos Economistas do Brasil (OEB); Juarez Trevisan, Federação Nacional dos Economistas (FENECON) e demais autoridades convidadas.

Na solenidade está prevista a entrega do XXII Prêmio Brasil de Economia e Destaque Econômico do Ano 2015 e apresentação do XXII Congresso Brasileiro de Economia (CBE), a ser realizado em Belo Horizonte (MG), em 2017.

Nos demais dias do Congresso, mesas de debates sobre Estrutura e Conjuntura Econômica, Política e Social do Brasil; Aperfeiçoamento do Sistema Cofecon/Corecons; e Formação, Aperfeiçoamento Profissional e Mercado de Trabalho do Economista. Nesta edição, entra, de forma inédita o painel “A Mulher Economista no Mercado de Trabalho e nas Entidades Profissionais’’, coordenada pela conselheira Bianca Lopes (CORECON-RO). O presidente do CORECON-RN, Ricardo Valério esclarece: “É importante e satisfatório tratar sobre este tema e fico imensamente feliz por sermos a primeira cidade sede do Simpósio a debatê-lo. É inaceitável que, em pleno século XXI, a mulher, em sua realidade, trabalhe de igual para igual e receba um salário inferior ao do homem devido o gênero”.

Em paralelo ao Simpósio, acontece a etapa final da VI Gincana Nacional de Economia, realizada anualmente pelo Cofecon. Por meio de um jogo virtual, os participantes se deparam com um problema econômico e devem solucioná-lo usando conhecimento, estratégia e uma pitada de sorte. Cada carta do jogo representa uma decisão macroeconômica, que pode ter consequências como aumento da inflação ou recessão. Cada partida é realizada em três etapas, com objetivos diferentes. Ganha quem vencer duas delas. Ao todo, serão distribuídos R$ 7.200 em prêmios às melhores duplas classificadas.

O evento é uma parceria entre o CORECON-RN e COFECON, apoio dos Conselhos Regionais do Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Distrito Federal (DF), Rio Grande do Sul (RS), Paraná (PR), Bahia (BA), Minas Gerais (MG), Pernambuco (PE), Ceará (CE) e Paraíba (PB), Pará (PA)/Amapá (AP), além das empresas QUALICORP e Máximo Seguros, FIERN, SEBRAE, FECOMÉRCIO e Banco do Nordeste/Governo Federal.

Serviço:

XXV Simpósio Nacional dos Conselhos de Economia – SINCE

Onde: Praiamar Natal Hotel & Convention

Quando: 31 de agosto a 3 de setembro

Inscrições: https://www.corecon-rn.org.br/since/

Banner_Fachada_Praiamar_Mapa - Copia

Com informações: CORECON-RN e COFECON

Compartilhe esta notícia

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo