CORECON/RN realiza palestras e oficinas clínicas para evitar endividamento

Detran e TJRN recebem economistas nesta semana para ‘Programa  de Educação Financeira’

 O Conselho Regional de Economia do Rio Grande do Norte – CORECON/RN, preocupado com o resultado da pesquisa divulgada pela Fecomércio de São Paulo (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), que aponta a capital do Rio Grande do Norte como a quinta com maior número proporcional de famílias endividadas do país, onde 75% dos natalenses apresentam algum tipo de dívida, resolve intensificar e antecipar o “Programa de Educação Financeira”, destinado à população.

Abrindo o ciclo de palestras, já para esta quarta-feira (18) está agendada a primeira, que acontece no Detran/RN, e na sexta-feira (20), é a vez do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), proposto aos magistrados e funcionários, com o economista e presidente do CORECON/RN, Ricardo Valério e o economista e consultor empresarial de finanças pessoais, Hélder Cavalcanti Vieira. “Esse momento no TJRN é bem emblemático pelo fato de, muitas dívidas, serem ajuizadas e resolvidas somente no Tribunal”, comenta o consultor.

As primeiras palestras serão com os órgãos públicos para que haja integração com os setores a fim de executar o Programa, entre eles, a Assembleia Legislativa (ALRN), Câmara Municipal do Natal (CMA), TJRN, TCE, Governo do Estado, Sebrae, Banco do Brasil, Empresas Júnior das Universidades, Sindicato dos Economistas (SINDECON/RN), entre outros parceiros, no intuito de realizar também ‘Palestras de Educação Orçamentária e Oficinas Econômicas’ voltadas à sociedade.

Para a próxima semana, dia 26 (quinta-feira), em comemoração ao ‘Dia do Servidor Público’, a Escola de Governo, localizada no Centro Administrativo recebe o Programa e, dia 27 (sexta-feira), no Tribunal de Contas do Estado – TCE. “Fronte ao resultado da pesquisa, estamos antecipando algumas etapas do Programa de Educação Financeira que faz parte das comemorações dos 40 anos do CORECON/RN, cuja proposta era iniciar em janeiro de 2018, contudo, perante o cenário apresentado, demos início neste mês de outubro”, explica o presidente do Conselho, Ricardo Valério.

À população no geral, as palestras estão previstas para o início de novembro. Entre os temas tratados estão: “Como evitar dívidas e sair delas”; “Limpando o nome na praça”; “O saudável hábito de poupar e consumo consciente”; “ Como fazer sua planilha de controle de despesas” e “Como controlar as finanças via planejamento orçamentário”.

Segundo o presidente do CORECON/RN, esses pontos contêm medidas possíveis para ajudar o cidadão a administrar as contas em prol da realização dos próprios sonhos, como conseguir um imóvel, realizar viagens ou simplesmente ter uma vida equilibrada, livre de dívidas, por exemplo. “Estamos inovando para melhor servir ao cidadão. Entendemos que o papel do economista é fundamental nestes momentos de crise. Está na hora do indivíduo se preparar e se reinventar, mudar os hábitos e deixar de ser um devedor para ser um poupador”, finaliza Ricardo Valério.

Mais informações através do (84) 3201-1005

Serviço:

Dia 18/10 (quarta-feira) – DETRAN RN
Dia 20/10 (quinta-feira) – Tribunal de Justiça do RN
Dia 26/10 (quinta-feira) – Comemoração “Dia do Servidor Público”, na Escola de Governo (Centro Administrativo. – Natal/RN)
Dia 27/10 (sexta-feira)  – Tribunal de Contas do Estado – TCE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*
Website