Pela primeira vez, FMI nomeia uma mulher para o cargo de economista-chefe

Gita Gopinath é professora do Instituto de Estudos Internacionais e Economia da Universidade de Harvard

Bloomberg News

01/10/2018 – 16:59 / 02/10/2018 – 07:48

WASHINGTON – O Fundo Monetário internacional (FMI) nomeou como economista-chefe a professora de Harvard Gita Gopinath, de 46 anos, que será a primeira mulher a ocupar este cargo no organismo internacional. Ela substituirá Maurice Obstfeld, que, em julho, anunciou que se aposentaria no fim deste ano. O anúncio ocorre em um momento em que o Fundo enfrenta problemas como o aumento do protecionismo em todo o mundo e o impacto do uso da tecnologia sobre o emprego.

“Gita é uma das economistas de maior destaque no mundo, com credenciais acadêmicas impecáveis, um histórico comprovado de liderança intelectual e uma ampla experiência internacional”, disse a diretora-gerente do FMI, Christine Lagarde, em comunicado.

Gopinath é professora do Instituto John Zwaanstra de Estudos Internacionais e Economia na Universidade de Harvard. Ela também exerce o cargo de coeditora da revista Revisão Econômica Americana (American Economic Review) e de codiretora do Programa de Finanças Internacionais e Macroeconomia da Secretaria Nacional de Pesquisa Econômica.

Além disso, é coeditora do atual Manual da Economia Internacional junto com o ex-economista-chefe do Fundo Kenneth Rogoff. Escreveu também cerca de 40 artigos de pesquisa sobre tipos de câmbio, comércio e investimento; crises financeiras internacionais; política monetária, dívida e crise de mercados emergentes.

Gita Gopinath nasceu e cresceu na Índia e, agora, é cidadã americana. Concluiu o Doutorado em Economia pela Universidade de Princeton em 2001.

 

O Globo

 

Compartilhe esta notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo