V CONGEST EM NÚMEROS

O V Congresso de Economia & Gestão – CONgest – é uma realização do Departamento de Economia da Faculdade de Ciências Econômicas/UERN e Conselho Regional de Economia/RN, tendo o mesmo sido criado com o objetivo de estimular a produção científica e o intercâmbio entre economistas, administradores, contadores, gestores ambientais, turismólogos e profissionais de áreas afins interessados em estudar e debater sobre economia, negócios, gestão e políticas públicas, com a comunidade externa.

O V CONgest foi realizado no período de 27 a 31 de agosto de 2018, concomitante com a VII Semana do Economista, II Semana do Contador, IV Semana da FACEM e III Encontro de iniciação Científica em Contabilidade. A realização do evento foi fruto do trabalho conjunto dos Departamentos de Ciências Contábeis e Ciências Econômicas, bem como de alguns professores do Departamento de Administração, Matemática e Direito.

Em sua 5ª Edição, o CONgest abordou em sua programação o seguinte tema geral: A CRISE FISCAL DOS ESTADOS E A RETOMADA DO CRESCIMENTO, ofertando várias atividades em sua vasta programação.

Na semana do V CONgest foram disponibilizados, como caráter de atividade de extensão: 04 (quatro) palestras, apresentação de 43 (quarenta e três) trabalhos científicos e ofertados 18 (dezoito) minicursos realizados (nos turnos matutino e noturno), contando com a presença de 1.533 participantes durante a semana.

O trabalho na realização/execução do referido evento contou com a participação de 08 (oito) professores, 03 (três) técnicos e 21 (vinte um) discentes no processo de organização do evento, bem como com a participação de 23 (vinte e três) palestrantes/ministrantes que contribuíram de forma eficaz para o sucesso do evento.

A viabilização financeira para a realização do presente evento somente foi possível em razão do aporte financeiro de seus parceiros/executores, tendo custado R$  7.958,18 (sete mil novecentos e cinquenta e oito reais e dezoito centavos) ao Departamento de Economia.

Além de todas as atividades descritas no evento, ainda foi possível realizar uma série de benfeitorias com o saldo do evento (R$ 4.141,42) na Faculdade de Ciências Econômicas: reforma do Departamento de Economia, pavimentação de uma praça de convivência no Bloco de Contábeis/Direção da FACEM, melhoria na iluminação da Faculdade, Compra de alguns equipamentos, além de pequenas melhorias nos demais Departamentos (Administração, Turismo e Gestão Ambiental) da Faculdade, tornando-se elemento importante na revitalização/melhoria dos espaços da FACEM.

O evento apresenta um custo baixo considerando a dimensão que o mesmo atinge, tanto no Estado quanto na região, e no município de Mossoró. Contando com a presença de participantes de quase 30 municípios de 06 Estados, este custo apresenta um positivo retorno social, da interação entre UERN e sociedade, ainda mais quando analisados os dados dos inscritos: tivemos participantes da comunidade externa e alunos/docentes de 12 IES distintas, contribuindo representativamente com 20% do total de inscritos/participantes, ultrapassando as fronteiras da UERN/Estado do RN.

Os resultados obtidos no V CONgest nos motiva a cada vez mais buscar estreitar as relações do mundo acadêmico com a comunidade externa, atendendo prontamente às demandas presentes e vindouras, cumprindo assim a função transformadora da sociedade na obtenção de um futuro melhor para todos.

Agradecimentos:

Cabe-nos agradecer imensamente aos executores pelo apoio (UERN/CORECON) e parceiros (Conselho Regional de Contabilidade/RN, Hotel Garbos, Câmara de Dirigentes Lojistas de Mossoró, Imagem Gráfica, Ciro Imóveis, Edmilson Serigrafia, Supermercados Rebouças), pela confiança depositada e fundamentalmente por acreditar na importância do evento para a cidade/região.

Mossoró/RN 23 de outubro de 2018.

Prof. Dr. Leovigildo Cavalcanti de Albuquerque Neto

Diretor da FACEM/Organizador do Evento

 

 

 

Compartilhe esta notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo