O Dia Livre de Impostos

O Dia Livre de Impostos, foi uma maneira democrática encontrada pelos lojistas de Natal/RN de manifestar a insatisfação com a carga tributária que incide sobre toda sociedade brasileira e que freia o poder de consumo do povo e o crescimento econômico sustentável.

o retorno em forma de serviços à população não expressa o montante arrecadado. Pelo contrário, os serviços oferecidos pelos governos são insuficientes às necessidades da população em infraestrutura, saúde, educação e segurança pública.  

– “O Dia Livre de Impostos”, iniciativa louvável da CDL-Câmara dos Dirigentes Lojistas de Natal.

Bem! Gostaria de contribuir com o seguinte comentário:

-Rapidamente, vamos passar para a população o que é a carga tributária.

Em linhas gerais, os impostos são pagos pela população que os repassa aos governos federal, estadual e municipal. O governo deve devolver esses impostos à população através de serviços e investimentos.

Ocorre que no Brasil a boa parte dos impostos incide sobre o consumo e não sobre a renda (como ocorre na maioria dos países) isto faz com que a carga tributária seja mais pesada justamente para as camadas menos favorecidas da população.

Como agravante o povo ainda é obrigado a pagar do próprio bolso por saúde, educação e segurança, porque os governos não oferecem esses serviços ou quando oferecem é de baixa qualidade. O Brasil tem uma carga tributária de 35% que é 14ª maior do mundo, mas lamentavelmente ocupa a vergonhosa 30ª posição mundial no retorno de serviços públicos à população. 

A causa disto? São inúmeras, entre as mais importantes está a CORRUPÇÃO, inchaço da máquina do governo com ” funcionários fantasmas” e a famigerada burocracia. 

Deus abençoe a todos nós.

Economista Wagner Puerta

Presidente do Corecon/RN

Compartilhe esta notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo