Panorama atual do Mercado de trabalho do RN – Boletim do NEAC – No 5

Grupo de Pesquisa
NÚCLEO DE ECONOMIA APLICADA E CONJUNTURA ECONÔMICA – DEPEC/UFRN

Natal, 08/04/2020

Panorama atual do Mercado de trabalho do RN

A situação que estamos vivenciando devido à pandemia do novo Coronavírus (COVID-19) tem gerado preocupações com respeito aos seus impactos no mercado de trabalho. O isolamento social, fundamental para atenuar a propagação da doença e evitar o colapso do sistema de saúde, tem provocado mudanças na rotina de trabalho que passou a incorporar novas modalidades como, por exemplo, o home office, que é aplicável a alguns tipos de trabalho.

Porém, é preciso considerar que os impactos do lockdown da economia são heterogêneos no mercado de trabalho, afetando com maior gravidade os trabalhadores informais e aqueles alocados nos setores não essenciais1. Desse modo, é importante analisar o panorama da força de trabalho no Rio Grande do Norte, comparando-a com os dados para o Nordeste e Brasil.

A seguir, serão apresentados os números de pessoas ocupadas e desocupadas, empregados nos setores privado e público, empregados sem carteira assinada, empregadores e rendimento médio. O objetivo é mostrar a situação do mercado de trabalho no RN, conforme os últimos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD) divulgados pelo IBGE, referentes ao último trimestre de 2019. Adicionalmente, serão analisadas as principais características dos Microempreendedores individuais (MEIs) no mês de março de 2020 com dados divulgados pelo

1 Recentemente, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que será realizada uma edição especial da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), em parceria com o Ministério da Saúde, para coletar informações sobre a incidência de coronavírus, sobre a demanda e oferta de serviços de saúde pública e os potenciais impactos da pandemia na dinâmica do emprego do país. Disponível em: < https://www.ibge.gov.br/novo-portal- destaques.html?destaque=27282>. Acesso em: 03.04.2020.

Texto completo em PDF Boletim n.5 neac

Mais informações https://gruposdepesquisa.ccsa.ufrn.br/NEAC/

Compartilhe esta notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo