Boletim do NEAC – Número 6 – Distribuição espacial da população idosa na cidade do Natal-RN

Na manhã de hoje, dia 09 de Abril de 2020, a secretária de Saúde do Rio Grande do Norte divulgou o boletim epidemiológico número 261, com a atualização do número de pacientes infectados pelo novo coronavírus. Nessa nova atualização um ponto merece destaque: o aumento no número de casos confirmados em pessoas acima de 59 anos. Até o momento, dos 261 casos confirmados no estado, 45 (17%) são de pessoas dessa faixa etária. Entre os 11 óbitos, são 6 (54%).

Dessa forma, a pergunta que devemos fazer é: Como podemos proteger a população dessa faixa etária? Além dos cuidados básicos de higiene e isolamento, um ponto que pode ajudar é identificar onde estão concentrados, dentro do território, os locais onde existe um percentual maior de pessoas nessa faixa etária. Então perguntamos, você sabe onde estão localizadas as áreas com a maior concentração de idosos na cidade do Natal? Para responder essa pergunta utilizamos dados do censo de 20102. A figura (1) abaixo mostra a distribuição espacial da população idosa (60 anos ou mais) nos setores censitários da cidade.

Como podemos perceber, os bairros onde existe um percentual maior de idosos (cores avermelhadas no mapa) são os bairros localizados nas áreas nobres da cidade3, que é justamente onde existe o maior número de casos confirmados de COVID-19.

Texto completo em PDF Boletim NEAC n.6

Mais informações https://gruposdepesquisa.ccsa.ufrn.br/NEAC/

Compartilhe esta notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo