Concurso de Resenhas Cofecon/ANGE homenageia a obra de Celso Furtado. Inscrições abertas!

O economista Celso Furtado completaria 100 anos em 2020. Uma das iniciativas realizadas pelo Cofecon neste ano para homenagear sua memória e as contribuições para a Ciência Econômica é o Concurso de Resenhas, realizado em parceria com a Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Ciências Econômicas (ANGE), sobre o livro “Formação Econômica do Brasil”. As inscrições já estão abertas e seguem até o dia 2 de outubro. A iniciativa é voltada exclusivamente a estudantes de graduação em Ciências Econômicas.

 

Celso Furtado acreditava que a Economia era a única forma de entender a vida social, representava uma análise da sociedade, em sua visão. “A Economia foi, para mim, foi um refúgio porque é a convicção de que era a forma mais extraordinária, mais completa de entender a sociedade”, afirmou o notável economista brasileiro em entrevista ao Cofecon durante o XIII Congresso Brasileiro de Economia, em 1999, no qual foi homenageado.

Furtado ressaltava o papel do economista para esclarecer questões fundamentais da época. “Exercemos uma responsabilidade grande diante da sociedade porque a gente tem que ajudar o cidadão comum a se orientar, a elevar seu grau de racionalidade, uma percepção racional das coisas”, disse na ocasião.

O livro “Formação Econômica do Brasil” foi escrito buscando explicar o Brasil para os estrangeiros, mas acabou esclarecendo os próprios brasileiros. Publicado em 1959, teve como ponto de partida a tese de doutorado de Celso Furtado sobre a economia colonial e seu primeiro ensaio sobre a economia brasileira contemporânea. Ainda hoje é um dos principais livros brasileiros que combinam o método histórico com a análise econômica, sendo referência para economistas e estudantes de Economia.

Clique aqui e confira o regulamento do Concurso de Resenhas Cofecon/Ange. O formulário de inscrição está disponível aqui.

Compartilhe esta notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo