Educação Financeira será obrigatória nas escolas em 2020

Você já tentou ensinar seu filho sobre finanças? Independentemente se a resposta for sim ou não, saiba que a partir de 2020 a Educação Financeira será obrigatória nas escolas.

Isso porque a Educação Financeira irá compor a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Ela será uma disciplina transversal no ensino infantil e fundamental, tornando-se obrigatória em todas as escolas do Brasil.

A disciplina ajudará os alunos a lidarem melhor com o dinheiro e pouparem. Sendo assim, o objetivo do governo é incentivar as novas gerações a cuidarem melhor do dinheiro, visando a independência financeira.

Mas por que é tão importante que a Educação Financeira esteja nas escolas? A resposta é simples. É só levar em consideração o endividamento das famílias brasileiras, que segue alto no país.

O percentual está em torno de 64,7%, de acordo com os dados recentes da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

A superintendente da Associação de Educação Financeira do Brasil (AEF-Brasil), Claudia Forte, explica a importância do assunto entrar na grade das escolas a partir do próximo ano.

A especialista afirma que a Educação Financeira prepara as crianças para a administração equilibrada das finanças. Além de tornar os jovens mais conscientes para planejar a vida.

“Quanto mais cedo ensinarmos Educação Financeira e fomentamos habilidades empreendedoras, é sem dúvida, o caminho para construir uma nação próspera. Em que as pessoas não precisem encarar a situação que temos hoje, com mais de 60 milhões de endividados”, argumenta Claudia.

Crianças terão aulas de Educação Financeira a partir de 2020

A matéria implementada nas escolas a partir de 2020 será chamada de Educação Financeira. Com isso, as crianças e os adolescentes passarão a ter aulas nas quais irão aprender sobre finanças, trabalho e consumo.

Dessa forma, os estudantes desenvolverão uma maior consciência e poderão se tornar independentes financeiramente no futuro. Sendo assim, o objetivo é auxiliá-los a poupar, gastar e ganhar com inteligência.

Além de ensinar a importância de consumir com moderação. Ainda serão tratados assuntos a respeito de planejamento, desequilíbrio nas finanças e desemprego.

Com isso, busca-se trazer uma opinião crítica e uma atuação mais responsável a respeito desses temas pelas novas gerações. E essa adaptação deverá ser realizada por todas as escolas brasileiras, sejam elas públicas e privadas.

Escolas deverão seguir a BNCC para implementar a disciplina

Para poderem implementar a Educação Financeira, todas as escolas deverão seguir a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Isso porque é ela que mantém as diretrizes e ensinam a utilizar melhor o dinheiro.

Além das escolas, os pais também deverão auxiliar neste aprendizado e também serão fundamentais em todo esse processo.

Os professores também acabarão aprendendo e, os alunos irão ensinar aos pais sobre o que foi lecionado. Dessa forma, a Educação Financeira irá atingir pessoas de todas as idades, até mesmo aquelas que não frequentam mais a escola.

E as matérias de Matemática e Ciências da Natureza agregarão todos esses conhecimentos. Eles ainda poderão aparecer na disciplina de História. Por isso, caso você encontre esses itens nos livros não se assuste!

FONTE:  Financeone 

 

Compartilhe esta notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo