Indicadas ao Prêmio Mulher Transformadora participam de live sobre a importância do terceiro setor

Alice Kuerten, do Instituto Guga Kuerten (SC), e Meiriane Nunes Amaro, do projeto Artesãs do Paranoá (DF), participam de live sobre o tema “Transformando realidades: a importância do 3º setor”. O bate-papo ocorrerá no dia 15 de setembro, próxima terça-feira, às 17h, e terá mediação da economista Mônica Beraldo, Conselheira Coordenadora da Comissão Mulher Economista e Presidente do Soroptimist International Brasilia.

A iniciativa faz parte do projeto “Mês do Economista Cidadão”, realizado em setembro em comemoração pela Independência do Brasil. Durante o período, a autarquia promoverá debates com economistas e a sociedade de uma forma geral para discutir temas relacionados à inclusão social e redução das desigualdades, abordando a importância de políticas sociais, do terceiro setor e de vertentes como a economia solidária.

Alice Thümmel Kuerten – Nascida em Blumenau, mãe de 3 filhos, assistente Social aposentada, está à frente do Instituto Guga Kuerten (IGK) desde 2000. Aposentou-se como Assistente Social na antiga TELESC- Telecomunicações de Santa Catarina. Foi Diretora Geral da Fundação Catarinense de Educação Especial; participou da Diretoria da APAE  de Florianópolis; foi Delegada da Federação das APAEs  da Região da Grande Florianópolis entre 1995 e 1997 e foi Membro do CONEDE – Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa  Deficiente Física. Participa como Membro do Conselho Consultivo da Central de Voluntários da Comunidade Solidária e Membro do Conselho Consultivo do IVA – Instituto Voluntários em Ação desde 1998. Desde 2002 é Membro do Conselho de Administração da APAE de Florianópolis. Em 2003 passou a ser Membro do Conselho Superior de Integração Social da Faculdade Estácio de Sá; foi Membro do Comitê de Ética e Pesquisa UNISUL;  é membro do Conselho Consultivo do ICOM-Instituto Comunitário da Grande Florianópolis, desde 2005. Entre 2011 e 2013 foi Vice-Presidente da Federação das APAES do Estado de Santa Catarina.

Meiriane Nunes Amaro – Consultora Legislativa do Senado Federal aposentada, é graduada e mestre em Economia pela Universidade de Brasília (UnB). Criou e gerencia o projeto social Artesãs do Paranoá, do Distrito Federal. Pós-graduada em Direito Legislativo pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, participou de curso extensão universitária pela Universidade de Sorbone, Paris; de curso de especialização “THEORY AND OPERATION OF A MODERN NATIONAL ECONOMY” (PROGRAMA MINERVA), pela The George Washington University, EUA; de curso de Elaboração Legislativa pelo The International Legislative Drafting Institute (Tulane Law School/Loyola School of Law), EUA; e de curso de Estatística do Trabalho, pela Japan International Cooperation Agency, Japão. Foi Consultora Legislativa do Senado Federal, especializada em Economia do Trabalho e Previdência Social; técnica do Banco Central do Brasil, atuante no Departamento Econômico; coordenadora geral de Política Setorial da Secretaria Especial de Política Econômica. No Ministério do Trabalho, atuou como assessora na Secretaria de Emprego e Salário (SES);  Subsecretária de Salários da SES; Secretária de Estudos Especiais da Secretaria Geral; Chefe da Coordenadoria de Análise de Políticas Econômicas e Sociais; Secretária-Executiva do Conselho Curador do FGTS. No Ministério da Indústria e Comércio, foi assessora no Conselho de Desenvolvimento Industrial (CDI); Chefe da Divisão Econômica da Coordenadoria de Estudos Especiais do CDI; e também foi professora de Microeconomia nas Faculdades Integradas da Católica de Brasília.

Compartilhe esta notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo