O Corecon-RN fará homenagem ao economista Celso Furtado em seu centenário

O Corecon-RN, junta-se ao Cofecon e a todo sistema e, em principal, ao Corecon-PB nas comemorações do centenário do renomado professor economista paraibano e grande intelectual brasileiro do século XX, Celso Furtado, ocorrido neste 26 de julho de 2020.

Entretanto, o centenário e homenagens ao economista Celso Furtado está sendo jubilado, não somente nesta data, e sim ao longo de todo o ano. São várias atividades promovidas em todo o país pelos Corecons, entidades civis e em especial o Cofecon, uma destas iniciativas realizadas homenageia sua memória e as contribuições para a Ciência Econômica é o Concurso de Resenhas, realizado em parceria com a Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Ciências Econômicas (ANGE), sobre o livro “Formação Econômica do Brasil”. As inscrições já estão abertas e seguem até o dia 2 de outubro. A iniciativa é voltada exclusivamente a estudantes de graduação em Ciências Econômicas.

A Semana Celso Furtado, iniciada no Centro Internacional Celso Furtado promove uma série de transmissões ao vivo nas quais discutirão vários aspectos do seu pensamento e sua aplicabilidade no Brasil contemporâneo. As transmissões podem ser assistidas pelo YouTube, no canal do Centro, sempre às 15 horas.

Neste domingo (26 de julho), data dos 100 anos, foi o lançamento do volume 15 dos Cadernos do Desenvolvimento, bem como do livro “Celso Furtado. Os combates de um Economista” e da trilogia “Celso Furtado, esperança militante”.

Na segunda-feira (27) o presidente do Conselho Federal de Economia, Antonio Corrêa de Lacerda, participou de um webinar com o tema “Memória e Formação”. Participaram também a presidente do Corecon-RJ, Flávia Vinhaes, o economista Adroaldo Quintela e o ex-senador por dois mandatos Roberto Saturnino Braga. Participaram do debate André Furtado, doutor em economia pela Universidade de Paris I (Pantheon-Sorbonne); Rosa Freire d’Aguiar, viúva de Celso Furtado; e Luiz Felipe de Alencastro.

Durante a Semana do Economista, que este ano ocorrerá do dia 10 a 13 de Agosto, o Conselho Regional de Economista – Corecon-RN, estará prestando homenagens ao centenário do grande economista Celso Furtado, com entrega de placa comemorativa, durante a realização dos seminários virtuais, no mesmo dia, inclusive com a participação, da grande Economista nordestina, a professora e doutora Sandra Bacelar em evento promovido pela UFRN, CAECO e CORECON/RN, entre outras entidades.

A Semana comemorativa se prolonga até o próximo 31 de julho. O Corecon-RN, participa e saúda o povo paraibano pelas contribuições de extrema importância ao Brasil do seu filho ilustre Celso Furtado.

Ricardo Valério Costa Menezes
Presidente do Corecon-RN

Compartilhe esta notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo