DICAS DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA: Atenção consumidores compulsivos. Não vá às compras somente porque estamos em plena Black Friday.

Essa é uma excelente data para realizarmos compras, do que de “FATO ESTAMOS PRECISANDO”.

Cuidado para não comprar somente pelo impulso e o poder de influência das mídias e propaganda aparentemente tentadoras. Muitas vezes você compra só pelo impulso uma coisa, e que você nem fazer um uso, tão racional dessa compra. Lembre-se tem outras coisas mais essências do seu dia a dia, que você poderá se privar de ter, por causa de uma compra realizada somente pelo impulso.

Seja um “consumidor consciente”, conte até 10 antes de sair por aí comprando às vezes sem nem está precisando. Entre outras coisas, pesquise muito, pois tem algumas falsas promoções. Para isto, a internet é uma excelente aliada lhe oportunizando fazer comparação de compras, verificando preços das mercadorias no mês passado e comparando as muitas opções das diversas promoções colocadas à vendas durante a Black Friday, com descontos que vão de 10 a 70%. Ficar de olho vivo nesta hora, fará muito bem ao seu bolso e orçamento.

Uma dica importante para quem está com seu planejamento financeiro em dia, tendo estabelecidos seus limites de compras, você deve aproveitar os descontos reais pesquisados, e antecipar os presentes de Natal, aproveitando às vendas de ponta de estoques da Black Friday. Aí sim, vá às compras e lembre de respeita seus limites de liquidez do seu orçamento.

Lembre-se: não existe Black Friday para as dívidas, ao contrário, os juros do cartão são salgados, alguns deles mais de 300% a.a., não entre na ciranda dos endividados dos cartões de crédito. Seja prudente e consciente, para não herdar dívidas que você não possa honrar.

Serviços de utilidade pública e Educação Financeira do Conselho
Regional de Economia do RN – Corecon/RN

Compartilhe esta notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo