Daniela Prates e Lena Lavinas debaterão perspectivas econômicas na abertura da 689ª Sessão Plenária do Cofecon

Março 19, 2019notícias

As economistas Daniela Magalhães Prates e Maria Helena Lavinas de Morais debaterão “Perspectivas para a economia brasileira” na abertura da 689ª Sessão Plenária do Cofecon. O debate acontecerá na próxima sexta-feira (22/03), das 9h30 às 12h30, na sede do Cofecon, em Brasília. O evento será transmitido ao vivo pela página do Cofecon no Facebook. Confira abaixo o currículo das debatedoras:

Daniela Magalhães Prates

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade de São Paulo – USP (1992), mestrado (1997) e doutorado (2002) em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, com bolsa-sanduiche da Capes (de maio de 2000 a maio de 2001) na Universidade de Paris 13 sob orientação do prof. Dominique Plihon. É professora associadada da UNICAMP, ministrando disciplinas nas áreas de Economia Internacional e Macroeconomia Aberta na graduação e na pós-graduação, sendo responsável pela disciplina de Economia Internacional no Mestrado de Teoria Econômica. Atualmente, é editora-chefe da revista Economia e Sociedade. Foi professora-visitante nas Universidades de Pretória (novembro de 2010) e Paris 13 (em janeiro-fevereiro de 2011) e pesquisadora-visitante na Frei Universitat Berlin (dezembro de 2012 e novembro de 2013), na HTW Berlin (janeiro 2013 e dezembro de 2015) e na Universidade de Cambridge (setembro de 2016 a junho de 2017, com Bolsa de Pesquisa no Exterior da Fapesp). Suas principais áreas de pesquisa são: Economia Internacional, com ênfase em sistema monetário e financeiro internacional; Macroeconomia Aberta, Economia Monetária e Financeira; e Economia Brasileira.

Maria Helena Lavinas de Morais

Lena Lavinas graduou-se em Economia pelo Institut d’Etudes pour le Développement Economique et Social – Université Paris I (Pantheon-Sorbonne) (1976), e obteve seu mestrado (1979) e doutorado (1984) no Institut de Hautes Etudes d’Amérique Latine – Universite Paris III (Sorbonne-Nouvelle). Foi fellow do Wissenschaftskolleg zu Berlin (Institute for Advanced Study) entre 2016 e 2017. Em 2013, foi professor-visitante e pesquisador-visitante no Program in Latin American Studies de Princeton University. Foi fellow no Programa desiguALdades.net, da Frei Universität em Berlim, em 2012. Foi igualmente, e por duas vezes, professora-visitante do Dep. de Planejamento Urbano e Regional da University of California Los Angeles (UCLA) e da cátedra Simon Bolivar do Institut de Hautes Etudes d´Amérique Latine. De 1993 a 2000 foi pesquisadora senior do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) na Diretoria de Políticas Sociais. De 2000 a 2003, trabalhou como analista senior na Diretoria de Proteção Social da Organização Internacional do Trabalho (OIT), em Genebra. É atualmente professora titular do Instituto de Economia (IE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, lecionando na graduação e na pós-graduação, nas disciplinas de Economia do Bem-estar e Avaliação de Políticas Públicas e Programas Sociais. Desenvolve vários projetos de pesquisa nas seguintes áreas de concentração: avaliação de programas sociais de combate à pobreza; análise de impacto dos programas de transferência de renda; desigualdades de gênero e mercado de trabalho; sistemas de proteção social em perspectiva comparada; política social e desenvolvimento econômico; sistemas de informação e gestão pública. É também membro do Comitê Científico da Cátedra Bernard Maris, da UNESCO desde 2015 e pesquisadora fellow do Brazil Research Center at the Lateinamerika-Institut, da Freie Universität, Berlin (2015). E desde 2016 se tornou Fellow do Wissenschafstkolleg de Berlin (Institut of Advanced Study).

Fonte: Cofecon

Compartilhe esta notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo