Presidente do Corecon-RN, participa de solenidade na ALERN

Presidente do Corecon-RN, Wagner Puerta e o Deputado Allyson Bezerra, propositor da solenidade.

Ontem, quinta-feira, (24), esteve presente, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, Wagner Puerta, Presidente do Corecon-RN, para participar de sessão solene que homenageou os 83 anos de fundação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no auditório Cortez Pereira, na sede da ALERN, proposição do deputado estadual Allyson Bezerra (Solidariedade).

O IBGE é um instituto público da administração federal brasileira criado em 1934 e instalado em 1936 com o nome de Instituto Nacional de Estatística; seu fundador e grande incentivador foi o estatístico Mário Augusto Teixeira de Freitas. O nome atual data de 1938. A sessão contou com a presença de servidores do IBGE que foram homenageados.

“Parabéns, ao IBGE, órgão de importância fundamental para o desenvolvimento do país, pois, de suas estáticas, de seus resultados, temos um real retrato do Brasil em todas as atividades humanas, oferecendo subsídios aos governos e a sociedade em geral, parâmetros para iniciativas diversas, portanto, o IBGE cumpriu, cumpre seu papel nestes 83 anos e certamente continuará a servir ao Brasil de maneira decisiva. Pra se ter uma ideia, a realização do censo de 2020 serão necessários mais de 180.000 trabalhadores em todo o Brasil , sendo mais de 3.100 trabalhadores no RN. Com objetivo de visitar todos os lares e mapear todas as características da população brasileira, cujos resultados nortearão as diferenças ações principalmente as sociais e econômicas. Parabéns ao IBGE ao nobre deputado Allyson Bezerra.”, pontuou o Presidente do Corecon-RN, Wagner Puerta.

O deputado Allyson Bezerra falou da importância do IBGE para o estado e para o país e parabenizou os servidores que, segundo ele, vestem a camisa da instituição. “Fico feliz em ver pessoas que se dedicaram tanto tempo à instituição. Nós fizemos essa proposição para que a Casa Legislativa pudesse conhecer a importância que tem o IBGE para nossa população. Quando eu lembro do IBGE, eu lembro que ele passa na casa de todos nós brasileiros. Talvez muitas pessoas não saibam dizer o que ele faz, mas é certeza que o IBGE apresenta dados para cada uma dessas pessoas. O IBGE faz um trabalho que nenhum outro instituto do mundo acaba fazendo, que é analisar geografia com estatística”, disse.

Quem falou em nome do IBGE e representou os homenageados foi o chefe da Unidade Estadual do Instituto, Damião Ernane de Souza, que aproveitou para mencionar o censo demográfico 2020, onde mais de um milhão de lares potiguares serão visitados. “O que de mais nobre o IBGE faz é cumprir sua missão de retratar o Brasil. O IBGE conta com a contribuição primordial da sociedade que os recebe em suas residências cotidianamente, além de contar com outros colaboradores. Os dados do IBGE têm um propósito fundamental de subsidiar os entes públicos e a sociedade na orientação e reorientação das políticas públicas brasileiras. A instituição realiza um conjunto de pesquisas e disponibiliza para a sociedade várias informações. Para se ter uma ideia, existe uma lei que obriga o brasileiro a prestar informações ao IBGE, mas a instituição não utiliza desse instrumento por gozar de forte credibilidade na sociedade brasileira”, discursou. Ele também falou da importância dos servidores que compõem o IBGE. Fonte: ALERN

 
Wagner Puerta, Presidente do Corecon-RN compondo a mesa…             …Chefe da Unidade Estadual do Instituto, Damião Ernane de Souza e Wagner Puerta.

Compartilhe esta notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo