58º Congresso da SOBER: Cooperativismo, Inovação e Sustentabilidade para o Desenvolvimento Rural

O 58º Congresso da SOBER será realizado na cidade de Foz do Iguaçu (PR) entre os dias 09 e 13 de agosto de 2020. O tema geral desta edição será “Cooperativismo, Inovação e Sustentabilidade para o Desenvolvimento Rural”.

O diferencial desta edição será utilizar a localização privilegiada de Foz do Iguaçu e incentivar a participação de pesquisadores/estudantes/instituições da tríplice fronteira (Brasil, Paraguai e Argentina), parceiros na organização do evento juntamente com as principais instituições públicas de ensino superior do Paraná, parafazer desta Edição da SOBER referência em termos de organização e participação. Uma das palavras-chave do temadesta edição é o cooperativismo, ou seja, a cooperação entre as instituições será muito incentivada econcretizada no 58º Congresso da SOBER. Além disso, a Comissão Organizadora está fazendo todos os esforços paraesta edição do Congresso da SOBER ser mais equitativa em relação aos palestrantes convidados: com palestrantesnacionais, internacionais, do setor técnico-produtivo, de ambos os gêneros, das diferentes regiões do Brasil ede diferentes instituições. Espera-se, com isso, incentivar debates amplos, com diferentes abordagensteórico-práticas.

O objetivo geral do 58º Congresso é constituir um ambiente favorável a discussões que contribuam para o desenvolvimento regional, baseado no Setor Agrícola e nos diversos elos das cadeias produtivas e mercados relacionados. Os objetivos específicos do Congresso são:

a) Servir de fórum de discussão sobre a heterogeneidade de características socioeconômicas da população rural brasileira, sobre os diversos gargalos na produção e no acesso a mercados, do cooperativismo e a sustentabilidade e inovação;

b) Contribuir para o engrandecimento dos Programas de Graduação e de Pós-Graduação que visam ao ensino epesquisa nas diversas instituições localizadas ou vinculadas ao meio rural brasileiro, como estratégia para odesenvolvimento sustentável;

c) Analisar aspectos micro e macroeconômicos relacionados ao desempenho das Cadeias Produtivas do AgronegócioRegional e do País, com foco nos mercados e na segurança alimentar;

d) Oferecer ambiente propício, com logística, alimentação, confraternização e intercâmbio entre os profissionais que militam nas diversas áreas da pesquisa, do ensino e da extensão, nas ciências Economia, Administração eSociologia Rural;

e) Oferecer treinamento a recursos humanos de alta capacidade e com habilidades profissionais, contribuindo parao avanço do conhecimento científico e tecnológico nessas três áreas do conhecimento.

f) Buscar atender a sustentabilidade no uso de recursos e de materiais a serem utilizados em todas as fases doevento (ambientais/sociais/econômicos).

No 58º Congresso da SOBER esperamos receber participantes do agro paranaense, junto com participantes nacionaise internacionais, que atuam no ensino, pesquisa, extensão e produção agropecuária, tanto do Estado do Paraná,que sedia esta edição, como de todos os demais estados brasileiros e países vizinhos. Assim, aguardamosprofessores, pesquisadores, técnicos, extensionistas, estudantes de pós-graduação e graduação, produtores ruraise lideranças do agro em geral.

Nesta edição teremos seis grandes painéis que deverão contar com a participação e contribuição de nomesexpressivos do cenário nacional e internacional para debater os temas do congresso a partir de uma perspectivada economia, administração e sociologia rural. Com isso, haverá tempo para os debates nos grandes painéis,atendendo a demanda dos associados.

Para aprofundar os debates por meio de apresentações de trabalhos científicos e de pôsteres, estarão disponíveisno 58º Congresso um total de 13 (treze) Grupos de Trabalhos (GTs), de forma que o espaço de apresentação detrabalhos científicos contenha uma boa organização temática. E para coroar o ambiente acadêmico e científico docongresso, teremos as Sessões Organizadas (SORGs) propostas pelos associados e os minicursos, atividades estasque já estão consagradas na programação geral dos congressos anuais. Além disso, teremos lançamentos de livros,que se constituem em obras importantes, desenvolvidas pelos associados da SOBER e que podem ser compartilhadosno âmbito dos participantes do 58º Congresso.

Esperamos, com isso, poder ampliar a qualidade dos Congressos da SOBER, pois somos uma entidade que vem se transformando numa das maiores referências em termos de debates e proposições sobre o mundo rural brasileiro. FONTE: SOBER 2020

Compartilhe esta notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo