Live nesta sexta apresentará o programa RN+Fácil e a contabilidade do Estado

ASSECOM/SEPLAN-RN

Por mais transparente que seja a apresentação dos números contábeis do Governo do Estado, nem sempre é fácil o entendimento por parte da população. Siglas e nomenclaturas pouco “amigáveis” ao cotidiano comum dificultam essa compreensão necessária ao acompanhamento e fiscalização do cidadão com as finanças públicas.

Para facilitar essa interligação com a sociedade,a Secretaria de Planejamento, por meio da Contabilidade Geral do RN elaborou o programa RN+Fácil, uma forma didática de apresentação dos números fiscais do Estado. O lançamento acontecerá nesta sexta-feira (22) durante live agendada às 16h pelo facebook da Secretaria de Estado do Planejamento e das Finanças (@RNseplan).

Estão confirmadas as participações do secretário de Planejamento, Aldemir Freire, o controlador-geral do Estado, Pedro Lopes, o contador-geral e idealizador do projeto, Flávio Rocha, o presidente do Conselho Regional de Economia do RN, Ricardo Valério, o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do RN, Erivan Borges, e a auditora de controle externo do Tribunal de Contas do Estado, Joyce Cunha.

“O Balanço Geral do Estado, entregue aos órgãos de controle, por exemplo, é uma peça técnica muitas vezes difícil de compreender. Então elaboramos esse projeto para explicar, por meio de uma conversa entre a professora Poti e seu aluno Zé, todos esses números de maneira lúdica e didática”, explicou o contador geral do Estado, Flávio Rocha.

E no “plano de aula” constam “lições” sobre orçamento, receita e despesa públicos; superávit e déficit; números da saúde, educação, segurança e previdência; gasto com pessoal; dívida pública; resultado primário e resultado nominal; um resumo dos números fiscais do Estado; e o Controle e Transparência. Tudo será apresentado e discutido durante a live, aberta a todos os interessados.

FONTE: Portal Governo do Estado

Compartilhe esta notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo