Lançamento: “O paraibano Celso Furtado: centenário de um pensador genial”

O Fórum Celso Furtado de Desenvolvimento da Paraíba e o Conselho Regional de Economia da Paraíba realizam nesta sexta-feira (18) o lançamento do livro “O paraibano Celso Furtado: centenário de um pensador genial”. O evento terá lugar no Auditório Azul (211) do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UFPB, às 10:30, e faz parte das comemorações de centenário do célebre economista.

A obra é organizada pelos economistas Rômulo Polari e Ivan Targino e o presidente do Cofecon, Antonio Corrêa de Lacerda, é um dos coautores. Também há textos de Alexandre Leite, André Furtado, Jorge Nogueira, Lucas Milanez, José Octávio, Maria Luiza Feitosa, Paulo Cavalcanti e Tânia Bacelar. O governador da Paraíba, João Azevedo, foi responsável pela apresentação; o prefácio é de Rosa Freire d’Aguiar; a introdução foi escrita pela socióloga Sofia Furtado; a contracapa, por Cláudio Furtado; e o prólogo, por Rômulo Polari.

O livro uma iniciativa conjunta do governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado de Educação, Ciência e Tecnologia (SEETEC), do Fórum Celso Furtado de Desenvolvimento da Paraíba e do Conselho Regional de Economia da 21ª Região (Corecon-PB).

Celso Furtado nasceu em Pombal, Paraíba, no dia 26 de julho de 1920, e foi um dos mais notáveis economistas brasileiros, dedicado ao estudo do desenvolvimento e subdesenvolvimento. Sua obra prima, Formação Econômica do Brasil, foi publicada em 1959 e ainda hoje é um dos livros mais lidos nos cursos de Ciências Econômicas de todo o Brasil. Durante sua trajetória, ocupou cargos de destaque na vida pública e acadêmica. Faleceu em 20 de novembro de 2004.

Compartilhe esta notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo