Ex-Presidente do Corecon-RN fala do endividamento na pandemia

Nesta quarta-feira,3, o ex-Presidente do Corecon-RN, economis- ta Janduir Oliveira da Nóbrega falou ao Notícias da Manhã, da Tv Ponta Negra, da Rede SBT, sobre o endividamento das famílias brasileiras ao longo da pandemia e seus hábitos de consumos.

Apesar da pandemia ter contribuído de forma a pressionar o endividamento, em 2020 na casa dos 66,05%, da população brasileira, segundo levantamento da Confederação do Comércio, de cada 10 pessoas 6 não consegue cumprir seus compromissos com seus credores, contribuindo para o alto índice de inadimplência. Entretanto, não se deve creditar somente à pandemia e a outros fatores econômicos, mas sim muito se deve aos hábitos comportamentais de consumos das famílias brasileiras, diz o economista:

“Culturalmente o Brasil tem essa coisa de comprar e parcelado, de comprar pra pagar a perder de vista, e esse exercício faz com que esse indicador ele tenha uma certa força de não querer descer, até porque é habito de consumo. Você tem o habito de consumir muito vezes sem se planejar ou sem necessidade e você vai juntando as parcelas, e chega uma hora que a sua capacidade de pagamento começa a ser impactada com isso”, explicitou Janduir da Nóbrega.

Compartilhe esta notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo