O Brasil e o RN têm taxas positivas de empregos em fevereiro -2022

Conforme dados divulgados pelo os números do CAGED neste terça-feira (29), o Brasil abriu 328,5 mil vagas formais de trabalho em fevereiro/2022, de acordo com números do Ministério do Trabalho e Previdência.

Apesar de ser o melhor resultado mensal desde setembro de 2021, o saldo é ainda 17,3% menor que o registrado no mesmo período no ano passado, o que a não temos muito a comemorar a nível nacional, com a disparada dos preços dos combustíveis e da inflação, taxas Selic a 10.75% e o pior é vermos o salário médio continuando em queda, caindo para R$ 1.878,66, menor do que o de 2021, que estava a R$ 1.926,36 e se desenhando um quadro recessivo no país.

Já nosso RN, gerou um  resultado geral positivo de 1.644 empregos formais, fruto do balanço das contratações e demissões, sendo gerados 2028 vagas novas no setor Serviços, numa sinalização que o setor vem em plena recuperação, enquanto o setor da  construção civil gerou 676 vagas a mais, abrindo caminhos de avançar graduais  do setor com o novos lançamentos de aptos, e na torcida que o crédito imobiliário não acompanhe a variação total da taxa Selic , conforme sinalizou pequena baixa das taxas na Caixa Econômica semana passada, pois o setor é um importante gerador de emprego em todo país.

Já o comércio potiguar, em que pese o final dos empregos temporários de final do ano passado, ainda assim foram positivos em 344 vagas, que sinaliza um razoável número.

Já os números negativos do CAGED no RN, ocorreram no setor da Indústria em com 193 vagas a menos e nossa agropecuária que teve queda já esperada de menos 1.444 empregos, normal considerando-se o final das safras das colheitas do setor canavieiro e do melão.

Mas, em breve teremos o plantio das novas safras, notadamente com as boas chuvas e os agricultores já de posse das sementes doadas pelo do Governo do Estado, assim estimamos que teremos uma ótima safra de milho e feijão, e ocupação da mão de obra no campo. Para reforças essas previsões positivas, estamos tendo boas chuvas no campo, que cheiram na hora certa do plantio, o que animaram os agricultores e o agronegócio de uma forma geral, para termos uma excelente safra em 2022 e os reservatórios cheios e pastos abundante para os animais e fartura para o São João se com muito milho verde e canjica.

As expectativas para vagas de emprego em 2022, devem continuar positivas para este ano, a exemplo do ano passado, quando tivemos a maioria dos meses com resultado positivo na CAGED no RN, notadamente pelo crescimento dos setores de serviços em plena recuperação face a posição mais controlada da Pandemia, com nosso turismo do RN avançado de forma positiva, ganhando inclusive novos voos.

Obviamente, temos que entender, que o RN não é nenhuma ilha de prosperidade , e assim esperamos que a diplomacia vença o conflito da Rússia X Ucrânia, cujos os efeitos são devastadores para a economia mundial, que os combustíveis e os alimentos baixem ao lado da nossa inflação, e possamos seguir rumo a batermos os mais de 32 mil empregos positivos do ano passado, que confiamos que se Deus quiser o Conflito terá seu fim em breve, e possamos ter uma ano com maior normalidade , em que pese ser um ano eleitoral.

Ricardo Valério – Economista e Conselheiro do Corecon/RN

Compartilhe esta notícia

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content