Economista Ricardo Valério fala sobre baixa da inflação

Nesta terça-feira, 26, o economista e conselheiro do Corecon-RN, Ricardo Valério, falou ao BOM DIA RN, da Intertv/Cabugi, abordando sobre a baixa da inflação para julho e redução gradativa dos preços dos alimentos, que ocorrerá de forma mais lenta e gradual.

Ricardo ressalta que diversos outros fatores que estão envolvidos na formação dos preços, como a sazonalidade dos produtos como os produtos lácteos, que subiu cerca de 17% somente do leite longa vida, afetado pelo período da entressafra, que estamos vivenciando atualmente, com a queda da produção e aumento dos custos.

“Temos ainda as questões da desorganização da cadeia de suprimentos de produtos e serviços ocorrida em todo mundo, advindo desde do início da pandemia e agravado pela guerra Rússia x Ucrânia, países produtores de grãos, petróleo e gás. As questões do câmbio e preços internacionais das commodities, também impactam nos preços, ou seja, envolve toda uma cadeia agro alimentar, que passar por um longo caminho, desde a sua produção, transporte, distribuição até chegar as gandulas dos supermercados, diversos segmentos atuam na formação dos preços.

Mas de fato, gradativamente os preços dos alimentos já começaram a cair, notadamente o tomate, cenoura, batatinha, cebola e alguns frutas, e até as carnes como a suína, que cresceu seu consumo em 26%, como excelente produto em substituição a carne bovina”, frisou o Conselheiro Ricardo Valério.

Ricardo chamou atenção para os aumentos que virão no janeiro próximo: “embora haja queda da inflação e dos alimentos agora nos próximos meses, temos que ficar atentos, para uma possível subida a partir de janeiro, quando as medidas tomadas agora de forma artificial e via as PEC, perdem a validade, e os preços podem voltar a subir, bem como a inflação pelas dificuldades fiscais que o próximo governo pode enfrentaram, em função dos desajustes nas contas públicas”, salientou o economista Ricardo Valério.

Compartilhe esta notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo