CONGEST 2022 Finaliza hoje com recorde no número de participantes acadêmicos e da comunidade externa

O CONGEST 2022 (Congresso de economia e gestão) chega ao final de sua VIII edição (29 de agosto a 02 de setembro/2022), com recorde no número de participantes acadêmicos e da comunidade externa, totalizando mais de 3.000 participantes nas suas 3 (três) fases (Ciclo de Palestras, Apresentação de Trabalhos e Minicursos) , com a temática: “Gestão, Desenvolvimento e Meio ambiente: os desafios pós pandemia”  finaliza sua terceira fase que é  dos minicursos (02/09), sendo ofertados nos turnos matutino e noturno 29   minicursos (presenciais, híbridos e remotos). 

Neste último dia destacamos alguns minicursos presenciais. 1) Licenciamento Ambiental no RN – Equipe Técnica do IDEMA – Ecoposto OESTE e Prof.ª Dra. Gabriela Cemírames de Sousa Gurgel, como viagem de Campo ao perímetro irrigado de Ipanguaçu/RN, 2) Apicultura no semi-árido: Manejo e sustentabilidade. Dra. Anne  Katherine de Holanda Bezerra Rosado com visita a Fazenda Extrema no município de Governador Dix Sept Rosado/RN.; 3) Bancos de dados de comércio exterior e fluxos de comércio. – Dr. Joedson Jales de Farias; 4) Introdução ao SPSS –  Dra. Gerlânia Maria Rocha Sousa e Ms. Meire Eugenia Duarte; 5) Análise de Dados qualitativos com o uso do Atlas – Dr. Francisco Carlos Carvalho de Melo; 6) Matriz Insumo-Produto do RN: Setores estratégicos para o desenvolvimento. – Dr. Francisco Soares de Lima; 7) Previsão de séries temporais utilizando R. – Ms. Raphael Douglas de Freitas Lucena e; 8) Finanças Quantitativas utilizando R. – Dr. Lucas Lúcio Godeiro.

Cabe também destacar minicursos on line/remotos, onde a presença da comunidade ultrapassou todas as projeções, com destaque para os minicursos: 1) Contabilidade como ferramenta na educação financeira. Dra Rosângela Queiroz Souza Valdevino, como 130 participantes; 2) Noções para Elaboração de TCC – Ms. Vera Lúcia Lopes de Oliveira, como 115 inscritos; 3) Desenvolvimento Profissional e as Competências Empreendedoras. – Dra. Ana Augusta da Silva Campos, como 112 participantes; 4) Descomplicando o Planejamento Estratégico Organizacional – Dr. António Pereira Júnior e Dra. Andreia Kaliany C. Lima, com 80 participantes.

A edição de 2022 do CONGEST, teve como marca maior além do seu público a diversidade de palestra e a origem dos palestrantes. O evento teve como destacar as seguintes presenças: 1) Prof. Dr. Lúcio José Sobral da Cunha da Universidade Coimbra com o tema Geopatrimônio, uso turístico e desenvolvimento territorial (DGA), tendo como mediador o Prof. Dr. Wendson Dantas de Araújo Medeiros; 2) Prof. Dr. Alexandre Rabelo Neto com o tema Soft Power e Internacionalização de Produtos Culturais Brasileiros, tendo como  mediadora a Profª. Dra. Michele de Sousa; 3) A Profª Cauane Mioralli – Dublin/Irlanda com o tema: O Mercado de Trabalho Europeu: Oportunidades e Desafios, tendo mediadoro prof. Dr. Antônio Pereira Júnior e; 4) O prof. Dr. Faústo José Araújo Viera – Secretaria de Políticas Econômicas do Ministério da Economia como tema: Cenários econômicos pós pandemia, tendo como mediador o Prof. Dr. Francisco Soares de Lima. 

 Além dos minicursos e palestras que ficaram gravados/dispostos no canal youtube da UERN (plataforma youtube) para livre acesso, também será produzido um e-book ( e disponibilizado na página do evento (Departamento de Economia/FACEM).

O Prof. Dr. Leovigildo Cavalcanti (Coordenador do Evento e Diretor da FACEM/UERN), em suas palavras: “Venho agradecer a participação, empenho e fundamentalmente o entusiasmo de todos os departamentos que compõem a FACEM – Administração, Contábeis, Economia, Gestão Ambiental e Turismo -, através de seus alunos, técnicos e docentes que cada vez mais engrandecem o evento, ultrapassando as fronteiras da UERN e dando a mesma uma ampla visibilidade, já que incorpora em suas edições palestrantes de outros países/regiões, atingindo público das mais diversas universidades e comunidades”. Sobre a próxima edição, completa o Prod. Dr. Leovigildo Cavalcanti: “Agora é pensar na edição de 2023, a ser planejada com os Departamentos da FACEM e ofertar a sociedade, a produção, discussão e incorporação saberes através de ações como o CONGEST – Atividade extensionista, que potencialize o papel institucional da Faculdade/Universidade de integração como geradora de conhecimento”.

A realização do CONGEST é fruto da parceria da FACEM/UERN (Administração, Contábeis, Economia, Gestão Ambiental e Turismo), com apoio institucional das Pro-Reitorias de Administração, Extensão e da AGECOM, além da destacada participação da Reitoria/UERN e do Conselho Regional de Economia do Rio Grande do Norte – CORECON/RN. O evento também teve o apoio da CDL/Mossoró, Supermercados Rebouças, Imagem Gráfica, SICOOB e Índice Consultoria.

   

Compartilhe esta notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo