Corecon/rn alerta para os cuidados com as compras na Black Friday não virarem uma “Black Fraude”.

Estamos em plena semana da Black Friday umas das datas mais esperadas pelo comércio brasileiro, que ocorre na última semana do mês novembro, e este ano acontece em paralelo com a realização do Copa do Mundo.

Um dos primeiros cuidados que é recomendável a todos, já que é uma promoção que recorremos muito ao comércio eletrônico e ao e-commerce, pelas facilidades e praticidade da internet, onde temos ampla pesquisa na palma de nossas mãos, para redobrar as atenções para possíveis facilidades não ser tornar uma grande dor de cabeça.

Neste sentido é preciso buscar, preferencialmente, os sites oficiais e ficar atento aos muitos anúncios fraudados de golpistas que enviam links para pegar os desavisados. Desconfie sempre de ofertas muito vantajosas e fora da média do mercado. Consulte a lista de fornecedores que devem ser evitados, divulgadas pelos Procons na plataforma “consumidor.gov.br”, você confere a reputação dos sites e lojistas de comércio eletrônico.

Ao decidir pela comprar, se for mesmo pelo comércio eletrônico, o mais vantajoso, guarde a cópia ou faça um print dos anúncios e condições de compra, para poder acionar os Procons em caso de descumprimento condições anunciadas.

Ressaltamos, é importante que tenha feito um levantamento prévio dos valores do que pretende comprar 15 a 30 dias antes da Black Friday, para comparar a veracidade da suposta oferta, pois é uma prática de alguns poucos lojistas sem tradição e pouca credibilidade, maquiar as ofertas subindo antes os preços e baixando no período da Black Friday, assim olhos abertos contra os espertalhões.

Tenha muito cuidado também com os meios de pagamentos que você irá usar, confira sempre o endereço que normalmente vem no início HTTPS:// ou a imagem de pequeno cadeado fechado no canto inferior da tela. Mais cuidados redobrado se for fazer o pagamento por PIX, usar os cartões de crédito, são mais recomendáveis e seguros.

É importante ainda a ficar a tento a prática da política de devolução dos produtos em caso de arrependimento, que no e-commerce é comum o consumidor ter até 7 dias após o recebimento do produto para desistir das compras. Nas vendas físicas nas próprias lojas, cada estabelecimento tem suas regras divulgadas para você ficar ciente.

O economista e Conselheiro Ricardo Valerio, aproveita ainda para fazer uma recomendação aos consumidores da Black Friday e festa de final de ano: “Nos permita fazermos um apelo e nos unirmos a campanha da nossa FECOMÉRCIO como parceiros que somos, para sensibilizar aos potiguares, para que de fato façam as suas pesquisas, mas ao compararem os preços, muitas vezes encontramos os produtos que desejamos no comércio local, assim dessa forma , dê preferência sempre a comprar do comércio local da sua cidade, pois assim os empregos e impostos ficaram aqui mesmo em nosso Estado, e os benefícios retornam para você mesmo, e estaremos contribuindo para o desenvolvimento do Estado.

TOME CUIDADO COM AS COMPRAS POR IMPULSO.

Ao final do ano somos atacados por um monte de anúncios natural das épocas de Black Friday e festa de final de ano, e com décimo terceiro salário no bolso, ficamos vulneráveis e suscetíveis para fazermos compras muitas vezes por impulso e depois nem vamos usar muito os produtos e o dinheiro utilizado poder fazer falta para um uso mais racional e útil.

Já temos hoje, mais de 80% da população nacional endividadas e mais de 30% na lista de inadimplentes, assim prudência e muita cautela. É indispensável fazer antes seu necessário planejamento financeiro e não fuja nunca dele, para você não fazer novas dívidas em períodos incertos como estamos vivendo, de inflação e juros altos, e você não ir parar nas estatísticas dos brasileiros endividados. Assim use da sua inteligência financeira e seu bom senso de consumidor consciente, para poder se manter no equilíbrio.

Lembramos, que início de ano, temos as despesas extras de IPTU, IPVA, matrícula e material escolar dos filhos, despesas de veraneios para os que podem e para completar este ano a Copa do Mundo está ocorrendo de forma atípica no final do ano, o que vai exigir de todos nós muita cautela e planejamento para na luta e torcida por ganhamos a Copa, você não se perder nas contas.

Faça necessariamente a sua reserva de emergência, importante para sua tranquilidade e você começar a pensar a ter uma renda extra passiva que vá lhe dar uma renda extra no futuro.

O mercado financeiro em período de taxa Selic de 13,75%, está muito promissor para você iniciar com suas aplicações financeiras e ter uma renda passiva extra, com rentabilidade alta que a taxa Selic alta até pelo ao menos o final de 2023, e passar a ser uma renda extra passiva para as suas Finanças.

Bom mais como estamos na semana da Black Friday e período festivo, vá as compras dentro do seu planejamento prévio e feito com muito equilíbrio e consciência.

Boas compras e Copa do Mundo, mais cautela e prudência, estamos em busca do Hexa no futebol, mas não vá vira um “hexa endividado”, é importantíssimo iniciarmos um ano de 2023 saudável financeiramente e campeões no Planejamento de nossas Finanças pessoais, finaliza o economista e Conselheiro do Corecon-RN, Ricardo Valério.

Compartilhe esta notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo