Mercados alimentares digitais da agricultura familiar no Brasil: dinâmicas durante e pós pandemia da COVID-19

Marcio Gazolla
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Brasil
https://orcid.org/0000-0002-4807-6683
Joacir Rufino de Aquino
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Brasil
https://orcid.org/0000-0003-0772-7141
Eduardo Henrique Szpak Gaievski
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Brasil
https://orcid.org/0009-0009-9791-2826
Resumen
O presente artigo tem por objetivo analisar a dinâmica dos mercados alimentares digitais da agricultura familiar brasileira durante e pós-pandemia da Covid-19. Para tanto, metodologicamente, utilizou-se a técnica de netnografia para identificar e avaliar experiências de comercialização digitais por sites e plataformas distribuídas em todo o território nacional, nos anos de 2020 e 2022. Em linhas gerais, o estudo mostra que os canais de comercialização digitais de alimentos têm se fortalecido no Brasil, observando-se a manutenção e o aumento no número de agricultores familiares e empreendimentos participantes, bem como dos tipos de produtos ofertados. O maior contingente de agricultores familiares envolvidos nas experiências estudadas localiza-se nas regiões Sul e Nordeste, estimulados pela cooperação. Já os principais alimentos ofertados são os in natura, agroindustrializados e os ecológicos, evidenciando que os mercados digitais têm contribuído diretamente com uma parte dos consumidores do país que buscam dietas saudáveis e sustentáveis. Apesar de tais virtudes, esses novos canais de comercialização necessitam de apoio do Estado para garantir seu aprimoramento e incluir parcelas maiores da agricultura familiar nacional.

https://www.mundoagrario.unlp.edu.ar/article/view/mae228

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