Desde o dia 15.05, alunos e professores (3 professores e 12 alunos) da Faculdade de Ciências Econômicas/UERN em parceria com a CDL MOSSORÓ e com colaboração da Prefeitura de Mossoró-Secretaria de Cultura (com repasse de informações/dados), iniciaram as pesquisas para mensurar os impactos econômicos e sociais do Mossoró Cidade Junina 2024 na economia local e cidades circunvizinhas. A pesquisa tem 3 fases (15.05 a 29.05 – pre-evento), (01.06 a 29.06 – evento) e (01.07 a 15.07 -pós evento). Serão pesquisados todos os hotéis/pousadas, motéis, restaurantes/bares – que estejam num raio de 1.5km dos diversos polos do evento-, redes de supermercados, prestadores de serviços (montagem/desmontagem/envolvidos na organização do evento), quadrilhas, transportes de aplicativos/lotação/táxis, além dos turistas/moradores locais em todos os 9 (nove polos do MCJ24). O Estudo busca contribuir no processo de profissionalização do evento, orientando os investidores privados e o poder público na tomada de decisões quanto ao melhoramento das condições de execução do MCJ24 (organização, segurança, divulgação, acessibilidade e ambiente acolhedor/humanizado.
Os trabalhos executados em anos anteriores já propiciou uma série de medidas por parte da Prefeitura de Mossoró, proporcionando economia, gerando novas divisas e estimulando uma maior participação da iniciativa privada no evento de 2024.
O compromisso da parceria da UERN/CDL é contribuir para o desenvolvimento de novas oportunidades de negócios, parcerias, atração de investidores, potencializando a criação de empregos e geração de renda para o município (comércio local) e cidades circunvizinhas. A impressão inicial da pesquisa mostra-se positiva. Torcemos para o sucesso do evento.