Série de posts sobre fundos de investimento,

AUTOR
Lemuel Lemos
DATA DE PUBLICAÇÃO
11 de abril de 2025
Dando continuidade à nossa série de posts sobre fundos de investimento, vamos agora aplicar aos fundos multimercado a mesma abordagem que utilizamos para os fundos de renda fixa. Esses conteúdos têm como objetivo oferecer uma visão geral de como o mercado está estruturado. Por enquanto, as análises são mais simples, mas vamos aprofundando o nível de complexidade com o tempo.
Para começar, vamos definir o que são os fundos multimercado. No site da B3, encontramos a seguinte definição:
Os Fundos Multimercado, como o próprio nome diz, são fundos que investem em diversos mercados sem a concentração de investimento em um único segmento e/ou setor. São uma alternativa para quem busca diversificar a carteira de forma prática, pois reúnem em um só produto vários tipos de ativos.
Os multimercados podem aplicar em diferentes mercados (renda fixa, renda variável, ações, outros fundos, câmbio e entre outros), além de usar derivativos para alavancagem (técnica que se assemelha a um endividamento, com o objetivo de maximizar a rentabilidade) ou para proteção da carteira. Eles preveem uma maior liberdade de gestão e buscam oferecer aos investidores um rendimento mais alto que em aplicações conservadoras, porém podem ser mais arriscados dado o grau de risco intrínseco ao fundo (sempre consultar o seu perfil de investidor para saber quais os produtos que mais se enquadram nos seus objetivos).
No geral, os Fundos Multimercados são uma categoria de Fundos de Investimentos que podem alocar capital em diferentes tipos de ativos, sejam de Renda Fixa e/ou Variável, sempre buscando a melhor rentabilidade.
Compartilhe esta notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo